Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM

Cursos de capacitação irão beneficiar gestores da bacia do rio Doce

PDFImprimirE-mail

A partir do segundo semestre de 2009, será realizada uma série de cursos de capacitação de nível técnico e superior para gestores de recursos hídricos do Doce.

Três projetos de capacitação irão beneficiar gestores de recursos hídricos da bacia do rio Doce. As propostas são da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet/ES). Representantes dessas instituições se reúnem, nesta terça-feira (16), às 18h, em Ouro Preto, com analistas da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O objetivo é garantir que a execução das propostas seja feita de forma integrada.

Os cursos de capacitação serão presenciais para nível técnico e superior, e beneficiarão membros de comitês de bacias hidrográficas, representantes de organizações sociais, gestores públicos e outros profissionais que atuam na área de recursos hídricos, em municípios mineiros e capixabas. A previsão é de que as capacitações comecem a partir do segundo semestre de 2009, e serão financiadas com recursos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), e com recursos da ANA.

A capacitação integrada é uma das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica assinado pela ANA, Igam e IEMA, em 2006, e deverá seguir as diretrizes da Câmara Técnica de Capacitação e Informação (CTCI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), em parceria com os comitês afluentes. “Será criada hoje uma Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos, com representantes do Igam, Iema e CBH Doce, que irá inclusive estabelecer critérios de seleção dos participantes”, explica Luciane Teixeira, presidente da CTCI.

O  Cefet oferecerá cursos para profissionais de nível técnico, com carga horária de 90 horas. As aulas acontecerão nos municípios capixabas de Colatina e Linhares, e nos municípios mineiros de Aimorés, Ouro Preto, Ipatinga e Governador Valadares. A UFES capacitará profissionais de nível superior e os cursos terão carga horário de 80 horas. Os municípios ainda não foram definidos. A UFV oferecerá cursos de nível superior nos municípios de Viçosa e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Colatina, no Espírito Santo. Todos os cursos serão gratuitos e o período de inscrição será divulgado posteriormente nos sites das instituições organizadoras.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.

IGAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades