Em sua quarta edição, o encontro de pesquisadores da bacia do rio Doce irá reunir, em Ouro Preto, mais de 150 participantes.
Pesquisadores na área de recursos hídricos da bacia do rio Doce se reúnem entre os dias 17 e 19 de junho em Ouro Preto para apresentar e debater trabalhos científico-tecnológicos que podem contribuir para a gestão das águas na região. A atividade é uma promoção da Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação em Suporte à Gestão das Águas da Bacia do Doce (Rede CTI Doce), com o apoio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Agência Nacional de Água (ANA), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e das Secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
"O encontro visa à troca de experiência entre os pesquisadores e os órgãos gestores das águas que atuam na bacia do rio Doce, incentivando a cooperação entre os públicos participantes, além de divulgar trabalhos que podem contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico na área de recursos hídricos", explica o coordenador do evento, Edmilson Costa Teixeira. Durante o evento, serão apresentados 38 trabalhos de sete instituições mineiras e capixabas de ensino e pesquisa.
Outra proposta é de criar, no encontro, uma Sub-Rede da Rede CTI-Doce, com a participação de estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, vinculados a instituições-membro da Rede. "A Sub-Rede será muito importante no suporte ao fortalecimento da gestão das águas do Doce. Exemplificando, três cursos de capacitação que serão oferecidos durante o evento, terão mestrandos e doutorandos como instrutores", destacou Edmilson Teixeira.
A Rede CTI Doce foi criada em 2006, durante o 2º Fórum das Águas do Rio Doce e tem como Secretaria-Executiva o Projeto Águas do Rio Doce. Participam do grupo, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), representando Minas Gerais. Pelo Espírito Santo, participam a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
Informações
Projeto Águas do Rio Doce - (27) 3335-2076
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
ou
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fonte: Ascom\Sisema
Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.





