O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Poços de Caldas, Sul de Minas, o último módulo do Curso de Capacitação para Elaboração de Projetos para os representantes de oito comitês mineiros da bacia hidrográfica do rio Grande. O objetivo é habilitar os participantes a elaborar projetos de gestão de recursos hídricos, visando recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).
De acordo com o consultor do Igam e coordenador pedagógico do curso, Carlos Alexandrino dos Santos, os participantes serão também capacitados a avaliar as políticas públicas destinadas à proteção e recuperação dos recursos naturais. “É fundamental que os representantes dos comitês de bacia conheçam práticas capazes de nortear suas atividades de avaliação e acompanhamento de projetos e programas ambientais”, afirma Carlos Alexandrino.
Iniciado no dia 20 de setembro, este foi primeiro curso de capacitação do gênero realizado pelo Igam e a proposta é que seja aplicado em todas as bacias hidrográficas do Estado. A atividade é uma das ações do Projeto Estruturador “Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos” em Bacias Hidrográficas, que tem como principal objetivo contribuir para a implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos.





