Com o objetivo de discutir os principais desafios ambientais da região e sensibilizar a sociedade para preservação da natureza, será promovido no dia 17 de agosto o 1º Seminário de Educação Ambiental de Jordânia, município localizado no Vale do Jequitinhonha, a 821 quilômetros de Belo Horizonte. O evento será realizado no Centro de Evangelização da cidade, de 8h30 às 18h, pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), pela Comissão Pró-Comitê do Médio e Baixo Jequitinhonha, Prefeitura e Câmara Municipal de Jordânia.
A abertura do encontro está marcada para as 8h30 com a apresentação teatral do grupo Agente Jovem, seguida da exposição Um Olhar Ambiental sobre Jordânia, que em fotos e vídeo, apresentará a realidade ambiental do município. Com o tema A importância da participação do cidadão e do município na gestão das águas, o Igam e a Comissão Pro-Comitê iniciam as discussões sobre a gestão descentralizada dos recursos hídricos em Minas Gerais. À tarde, as palestras serão destinadas aos produtores rurais.
O encerramento das atividades será com o lançamento do programa Nascendo Crianças, Plantando Árvores da Comissão Provisória de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jordânia. O programa estabelece que para cada criança que nasça no município, uma árvore seja plantada. “Na árvore, a família será orientada a colocar uma etiqueta com o nome do programa, a data em que foi plantada e o nome da criança que representa”, explica o vereador e presidente da Comissão Provisória de Meio Ambiente, Watson da Silva Luz.
Durante todo o encontro, os participantes terão a oportunidade de visitar a Exposição de Artesanato Reciclável, que é produzido pela Associação dos Artesãos de Jordânia, e estará disponível no local.





